domingo, 25 de janeiro de 2009

O Encontro


ESTÁVAMOS DEITADOS CONTEMPLANDO O CÉU ESTRELADO, ENSAIANDO UMA CONTAGEM QUE NÃO PASSAVA DE VONTADE. A ESCURIDÃO DO UNIVERSO ACIMA DE NÓS QUE O MAR REFLETIA ERA LEVEMENTE PERTURBADA PELAS LUZES DA CIDADE DE SALVADOR. O ÚNICO SOM ERA DA TÊNUE DA BRISA COMO UMA CANÇÃO DE NINAR OU UM MANTRA QUE SUBSTITUIRÍA MUITO BEM QUALQUER PRECE DE QUALQUER TEMPLO. E DE REPENTE, COMO UMA ESTRELA CADENTE:

- Onde você imagina que está agora aquela pessoa?
- Que pessoa?
- Aquela...

SILÊNCIO...EMBORA MINHA INTUIÇÃO SEJA EXTREMAMENTE FORTE, PREFIRO NÃO ARRISCAR E FALAR BESTEIRA. APÓS OLHAR NOS OLHOS:

- ...Especial, que te enche de espectativas, de vontade de viver e fazer feliz.
- Ahhh tah! (SEM GRAÇA. EU ESTAVA CERTO). Rapaz, tá por aí. (UNS SEGUNDOS DE SILÊNCIO...) E eu aqui imaginando como será ela. Onde estará ela. Do que será que gosta? O que será que faz... Até as brigas eu imagino. Como seriam?
- Eta cara apaixonado!

SORRI E RETRUQUEI:

- E a sua pessoa?

UM ESBOÇO DE SORRISO E A SEGUINTE RSPOSTA:

- Minha pessoa é qualquer uma. Basta estar diposta.

UMA REPOSTA QUE TINHA TUDO PRA SER CONFUSA SIMPLESMENTE SE MOSTROU MAIS CLARA DO QUE A ESTRELA CADENTE QUE DE FATO PASSOU NO MOMENTO. EU, NA MESMA SURPRESA DE TAL ESTRELA, SEM ESCONDER O SUSTO:

- Uma estrela cadente! (SEMPRE ME EMPOLGO COM ESSES PEDREGULHOS INCANDECENTES QUE CRUZAM NOSSO CÉU...)

O SILENCIO DE ALGUNS SEGUNDOS DENUNCIOU A CRENÇA.

- Ja terminou de fazer o pedido?

APENAS SORRI

- Não sei se acredito nessa de estrela cadente. Da mesma forma que não acredito no conceito de certo e errado.

MAIS UMA VEZ SUA FALA PARECEU NO MÍNIMO FAMILIAR. CONFUSAMENTE FAMILIAR. SE FOSSE UMA PROVA DE REDAÇÃO, PERDERIA POR FUGA AO TEMA. MAS ESSE JEITO DE "JOGAR" AS FALAS, AS PERGUNTAS...TENHO COSTUME DISSO. COMO QUE IGNORANDO A FAMILIARIDADE COM A SITUAÇÃO, PERGUNTEI:

- Como assim?
- Acha mesmo que existe Certo e Errado? Isso só passa de convenção pra manter a ordem de alguma coisa de forma conveniente a alguem. Nem os 7 pecados originais escapam. Nada nesse mundo está livre do parecer e da influência de alguma pessoa ou coisa. E não estou falando de Deus. Apenas dos homens mesmo. Humanos (O GESTO COM OS DEDOS EXPLICITAVA A IRONIA DA FALA. NAO HAVIA RANCOR NEM RESSENTIMENTOS EM MOMENTO ALGUM).
- Falando de pessoas, acredito que o que falta pra um bom relacionameto é "apenas" química. Essa coisa inexplicável que envolve as pessoas ao se tocarem, se olharem nos olhos, se sentirem interna e externamente. Fisica e mentalmente. Diante da química, até mesmo as afinidades entre pessoas se recolhem e dão passagem a essa coisa misteriosa e desconhecida complexamente inexplicável. O resto é apenas convenção.
- Almas gêmeas podem se reconhecer assim. Pela energia, vibração, química! Mas nem toda química é ... (PAUSA PRA PROCURAR A PALAVRA) diagnóstico pra almas gêmeas.Falando nelas e em pares perfeitos ou ideais, nunca esqueci o que ouvi de uma ex-colega de estágio: "Basta querer. Tentar fazer valer a pena!", encarar os desafios para viver as delícias de uma história com alguém legal ao lado. Convivendo com brigas e alegrias. É assim que se cresce! É assim que se ama.
- Basta haver química. Aquela certa sintonia.....e, claro, vontade de sentir e VIVER essa química. Por isso digo que aquela "minha pessoa" pode ser qualquer uma! Basta reconhecer o valor dessa química e estar disposto a desfrutar tudo de maravilhoso que ela tem pra oferecer.

INCLINANDO A CABEÇA NA MINHA DIREÇÃO E SEM A SACIEDADE DE FALAR, INDAGOU:

- Você só fica calado? diz o que é que você acha...

A ESTA ALTURA EU ESTAVA COM OS OLHOS ESBUGALHADOS, O CORAÇÃO BATENDO FORTE, A MENTE A 1000. OUSEI BALBUCIAR COM SERENIDADE ALGUMA BRINCADEIRA TÍPICA DE MINHA PERSONALIDADE, MAS AQUELE CENÁRIO, AQUELE CONTEXTO... O QUE EU PODERIA RESPONDER DE MANEIRA ORIGINAL E AUTÊNTICA SEM PARECER DEMAGOGIA OU IMATURIDADE MINHA? SENTI A BRIGA DENTRO DE MIM, UMA BRIGA CONHECIDA. DE REPENTE:

- Vou beber água, volto já.

SALVO PELO GONGO. FICAMOS APENAS EU, O CORPO E A MENTE A 1000, AQUELE CENÁRIO E AQUELA PERGUNTA COM A RESPOSTA ENSAIADA NAO PELA CABEÇA, MAS PELO PEITO. SUBITAMENTE LEMBREI DO INÍCIO DA CONVERSA; "ONDE ESTÁ AQUELA PESSOA?". A CABEÇA BEM QUE TENTOU, MAS O GRITO DO PEITO FOI MAIS FORTE. OS OLHOS ASSUSTARAM-SE, AMEAÇARAM LAVAR O ROSTO E CONTINUARAM A FITAR O CÉU ESTRELADO COMO FORA DURANTE O MAIOR TEMPO. "ONDE ESTÁ AQUELA PESSOA?"
CONTEI O SEGREDO SOMENTE AS ESTRELAS:

- Talvez eu tenha acabado de encontrar...

3 comentários:

Unknown disse...

Hum... temos que conversar!!! rsrsrsrs Altas novidades!

Unknown disse...

Véi....vc eh foda x) mmmmmmtu foda
Shoooow de bola *_*

Marla Costa disse...

Eran. Tenho a leve impressão de que estou virando sua fã. ^^

;*